Figura 1: Foto do Warren Buffet
Warren Edward Buffett (Figura 1), além de ser um dos investidores mais famosos da história, é um dos homens mais ricos do mundo. Hoje, com 90 anos de idade, detém uma fortuna de aproximadamente $87 bilhões de dólares, e uma mente brilhante, fascinada por números desde sua infância.
Natural de Omaha, Nebraska, Buffett sofreu com os impactos da Grande Depressão, mesmo tendo passado por ela muito novo, e por isso demonstrou desde cedo a vontade de enriquecer. Com 6 anos começou a mostrar seu lado empreendedor comprando itens no empório de seu avô e revendendo-os de porta em porta nas ruas, ganhando uma pequena quantia em cima.
Buffett se familiarizou muito cedo com o mundo de investimentos, visto que costumava visitar seu pai, que era um corretor de ações, em seu escritório rotineiramente. Com 10 anos, ganhou uma viagem para Nova York com seu pai, e pediu para conhecer Wall Street. Nessa viagem, conheceu Sidney Weinberg, um dos homens mais famosos de Wall Street da época, e ficou fascinado com tudo que viu. Logo começou a ler todos os livros que seu pai possuía sobre ações, e quando estes acabaram, passou para os da biblioteca local.
Já com 11 anos Buffett decidiu que estava pronto para comprar suas primeiras ações, porém acabou saindo no prejuízo. Depois disso, se distanciou desse universo quando foi morar com seus avós e deixou de visitar a corretora de seu pai com tanta frequência. Posteriormente, em 1943, se mudou para Washington, quando seu pai foi eleito senador e com 13 anos começou a trabalhar como entregador de jornais. Já no ensino médio, junto com um amigo, comprou uma máquina de pinball, que logo viraram oito, distribuídas pela cidade e lhe renderam muito dinheiro. E assim, antes de entrar na faculdade já juntava uma quantia de cerca de 9 mil dólares.
Apesar de contra vontade, Buffett foi para a Universidade da Pensilvânia para cursar a Wharton School of Business and Finance. Entretanto, achou o ensino muito teórico e como buscava por algo mais prático dois anos depois transferiu para a Universidade de Nebraska, onde se formou com menos de 20 anos de idade.
De volta a sua terra natal, Buffett voltou a ter mais contato com o mercado financeiro, se dedicando a leitura sobre o tema que foi quando entrou em contato pela primeira vez com o livro “O investidor Inteligente”, de Benjamin Graham, que o fascinou e o levou a ir até Nova York para ter aulas com o autor na Universidade de Columbia. Na classe, Buffett foi um destaque: sabia responder todas as perguntas e foi o primeiro aluno em mais de 20 anos a receber a nota A+.
Depois do fim de seu curso, Buffett retornou a Omaha e passou a trabalhar na empresa de seu pai, a Buffett-Falk Company. Nesse período, manteve contato com Graham, quem alguns anos mais tarde o convidou para trabalhar em sua empresa, Graham-Newman em nova York.
No tempo em que esteve na empresa, Buffett era muito próximo de Graham, a quem considerava um tutor, porém depois de dois anos a Graham-Newman se desfez e ele retornou para sua cidade natal, onde resolveu abrir uma sociedade limitada de investimentos, ainda com 25 anos.
Assim começou a Buffett Partnership Ltd., que começou com 105 mil dólares, sendo 100 de Buffett, e a promessa de que ele bateria o índice Dow Jones em 10 pontos. Logo nos 5 primeiros anos, Buffett não só cumpriu a promessa como a superou, batendo o índice em média 35 pontos por ano.
Com esse desempenho tão alto, a sociedade começou a atrair muitos interessados e novas sociedades surgiram. Depois de 5 anos, Buffett resolveu organizar todas as sociedades em uma só, mudando de sua casa para um centro comercial de sua cidade natal, onde seu escritório está até hoje.
Em 1969, após 12 anos, Buffett decidiu acabar com a sociedade, por sentir que o mercado já não era tão previsível e as ações que, para ele, valiam a pena eram cada vez mais raras. Nesse tempo, ele cumpriu sua promessa de superar o índice Dow Jones, mantendo uma média de 22 pontos acima deste.
Buffett tirou sua parte da sociedade em ações da empresa têxtil Berkshire Hathaway. A empresa foi gerida por ele e Ken Chace, que se esforçaram muito para tentar remediar a situação negativa que a indústria têxtil se encontrava. Entretanto, foi inevitável: em 1985 essa parte da empresa chegou ao fim.
Entretanto a Berkshire Hathaway não era apenas indústria têxtil: antes ainda de Buffett se tornar sócio, ainda em 1967 ela adquiriu duas seguradoras, que na época valiam quase 25 milhões de dólares. Dois anos após Buffett assumir o controle, o retorno do investimento já era três vezes maior que a divisão têxtil da empresa.
Com o decorrer dos anos, Buffett comprou e incorporou muitas seguradoras menores à Berkshire Hathaway, e assim seguiu por muitos anos, incorporando grandes nomes como GEICO e General Re, algumas de suas maiores compras.
Hoje, Buffett vive, além da seguradora, de alguns outros negócios, e foi através dessa trajetória que se tornou o bilionário que é hoje. Pode até dizer-se que Buffett foi um acaso estatístico, mas de acordo com ele, tudo que fez é atingível por qualquer um. Talvez isso seja apenas um traço de sua humildade, mas quem sabe seja o caminho para o ‘segredo’ do mundo de ações que tantos procuram.
Comments